21 de ago. de 2010

0017. Cypress Hill - Cypress Hill III: Temples of Boom [1995]


Olhando pra capa, mais parece um álbum de black metal, mas é um dos melhores discos de hip-hop que eu ouvi, embora seja um dos mais subestimados. A capa ilustra bem o tom do disco: fantasmagórico, atmosférico, dark... Por causa disso, pode lembrar um pouco trip-hop, mas ao invés de alguma voz feminina e/ou suave, temos a voz anasalada de B-Real, cantando sobre maconha, violência ou xingando Ice Cube (No Rest for the Wicked).

O grande lance do álbum é realmente sua produção, feita quase toda com samples próprios - ao contrário da maioria dos grandes grupos de hip-hop, que usam samples de outras músicas. Batidas lentas, teclados atmosféricos, pianos saídos de trilhas de filmes de terror, levadas de contrabaixo e cítaras indianas compõem alguns dos sons ouvidos no álbum.

TRACKLIST

01. Spark Another Owl
02. Throw Your Set in the Air
03. Stoned Raiders
04. Illusions
05. Killa Hill Niggas
06. Boom Biddy Bye Bye
07. No Rest for the Wicked
08. Make a Move
09. Killafornia
10. Funk Freakers
11. Locotes
12. Red Light Visions
13. Strictly Hip Hop
14. Let It Rain
15. Everybody Must Get Stoned

~ Link: Cypress Hill - Cypress Hill III: Temples of Boom

0016. Aphex Twin - Richard D. James Album [1996]


Talvez a obra-prima (disputada com drukqs) do maior nome da música eletrônica contemporânea, esse álbum é o segundo em que Richard D. James usa programações computadorizadas (o primeiro foi o álbum Hangable Auto Bulb, lançado sobre a alcunha AFX), ao contrário de suas experiências anteriores com sintetizadores analógicos. Isso acabou por marcar também uma mudança estilística em sua música: apesar de ainda manter traços da música ambient e do acid techno (dois gêneros em que é considerado um inovador), Richard faz inventar mais um termo: o drill & bass. A complexidade das programações transcende o drum & bass comum - cada timbre é meticulosamente programado, às vezes fazendo-nos crer que não se repete uma sequer batida a cada segundo, e o trocadilho se dá pelo fato de algumas batidas remeterem ao som de uma furadeira (drill). Porém, toda essa racionalidade no ritmo é contrastada com as melodias nostálgicas e atmosféricas, advindas do tempo em que fazia música ambient.

Um clássico do chamado IDM (Intelligent Dance Music) dos anos 90, é um dos meus favoritos de toda a música eletrônica.

TRACKLIST

01. 4
02. Cornish Acid
03. Peek 824545201
04. Fingerbib
05. Carn Marth
06. To Cure a Weakling Child
07. Goon Gumpas
08. Yellow Calx
09. Girl/Boy Song
10. Logan Rock Witch

~ Link: Aphex Twin - Richard D. James Album [1996]