5 de mai. de 2010

0007. Matmos - A Chance to Cut Is a Chance to Cure [2001]


Poucas são as ocasiões em que os campos da medicina e da música se cruzam. Mais raro ainda quando isso acontece com tamanha genialidade.

Esse é um álbum conceitual, onde cada música trata de um tema médico: lipoaspiração (Lipostudio... And So On), cirurgia a laser (L.A.S.I.K.), teste de audição (Spondee), eletroacupuntura (Ur Tchan Tan Tse Qi) e rinoplastia (California Rhinoplasty). As exceções (ou talvez não sejam exceções, só não são tão diretas) ficam para as faixas For Felix (And All the Rats) que foi gravada em memória do falecido rato de estimação dos dois membros, e feita inteiramente com sons da gaiola do animal (tocada com um arco de violino e percutida); e Memento Mori, que é o termo em latim usado para relembrarmos que iremos morrer um dia.

Muito bem, mas agora que vem a maestria dos membros: fora a gaiola do rato, alguns instrumentos musicais, e sons devidamente eletrônicos, todos os samples são retirados... direto da fonte. Temos samples de tubos sugando gordura humana, de ossos se quebrando, de facas cortando pele, laser, máquinas cirúrgicas... Tudo reordenado ritmicamente. Para alguns pode ser agoniante... Por causa da infinitude de samples bizarros que eles se utilizam, a dupla sempre é categorizada como uma versão pop da musique concrète.

Ah, duas observações: engraçado o fato de eles usarem uma flauta nasal em California Rhinoplasty, enquanto há sons de outros narizes sendo destroçados; e também os sons de ossos em Memento Mori, sendo que o principal símbolo artístico do termo é o esqueleto, que representa a morte.

TRACKLIST

01. Lipostudio... And So On
02. L.A.S.I.K.
03. Spondee
04. Ur Tchan Tan Tse Qi
05. For Felix (And All the Rats)
06. Memento Mori
07. California Rhinoplasty

~ Link:
Matmos - A Chance to Cut Is a Chance to Cure [2001]

Nenhum comentário:

Postar um comentário